O Avast praticamente dispensa apresentações, mas, caso você ainda não o conheça, fique sabendo que se trata do antivírus mais usado pelos brasileiros.
Ele conta com uma série de recursos para proteger seu computador contra ameaças virtuais tradicionais e, agora, com sua versão 2016, trouxe algumas ferramentas para incrementar mais ainda o nível de proteção do usuário.
Apesar disso, o maior destaque do antivírus continua sendo o “Escaneamento Inteligente”, que verifica seu PC rapidamente em busca de possíveis brechas de segurança em várias frentes. Basicamente, o programa confere: problemas de compatibilidade, existência de vírus, softwares desatualizados, extensões suspeitas nos seus navegadores, ameaças de rede, problemas de desempenho e senhas fracas.
Depois de fazer essa verificação rápida, você pode clicar em “Solucionar tudo” e ir trabalhando cada um desses pontos para tornar seu PC mais seguro. É interessante notar, entretanto, que alguns tópicos desse “Solucionar Tudo” não podem ser executados com a versão gratuita do Avast, sendo necessário ao menos comprar alguns complementos. Além disso, a verificação de vírus desse procedimento é muito básica e não deve ser usada como principal. O ideal é acessar as configurações do programa e agendar escaneamentos por lá.
Banco de senhas
A principal novidade do Avast 2016 é o seu banco de senhas, que o programa chama apenas de “Avast Senhas”. Esse recurso permite salvar todas as senhas de sites que você acessa normalmente em um só local e mantê-las protegidas por uma senha mestra mais forte. Você só vai precisar se lembrar dela para acessar os sites que foram cadastrados, e o processo de login fica mais simples, sendo possível entrar com apenas um ou dois toques.
Esse gerenciador de senhas ainda avalia a força de cada uma das suas senhas e diz para você se é preciso criar alguma coisa mais complexa. Se você fizer a alteração recomendada, não vai precisar se lembrar dela, já que estará salva no Avast Senhas. Há ainda a possibilidade de sincronizar essas senhas em vários dispositivos (Android, iOS e Windows).
Nova aparência
A Interface do novo Avast também foi atualizada. O foco agora é tornar mais informações acessíveis já na primeira janela, evitando assim transições desnecessárias. Por isso, no topo da janela do programa, você encontra quatro tópicos principais: Escaneamentos, Ferramentas, Senhas e Loja.
Clicando neles, você consegue conferir toda as funções mais usuais do antivírus sem ter que acessar a tela de configurações, que é bem mais densa e complexa. No tópico dos Escaneamentos, por exemplo, você tem acesso a todas as alternativas disponíveis mostradas em um menu expandido. Caso queira comprar complementos do Avast a seção “Loja” está ali também.
Se você é um heavy user, entretanto, provavelmente vai preferir lidar com as opções mais precisas e complexas. Para tal, clique no ícone da engrenagem. Com isso, a tela de configurações tradicional, que continua praticamente a mesma de versões anteriores, será carregada. Lá é possível programar escaneamentos periódicos e definir o quanto de processamento o antivírus deve usar para escanear o PC e evitar travamentos, entre outros.
Melhoramentos
A desenvolvedora do Avast não mudou apenas a interface do programa e adicionou novos recursos. Itens que já estavam presentes em versões anteriores foram incrementados também. O Network Security, por exemplo, agora consegue identificar 12 novos tipos de vulnerabilidades em roteadores domésticos. O sistema de atualizações de segurança foi melhorado e permite receber complementos bem leves em questão de horas.
Se você não sabe o que está acontecendo com seu navegador, é possível fazer uma verificação com o “Browser Cleanup” do Avast. Ele consegue eliminar extensões e outros softwares maliciosos ou irritantes agora com mais facilidade. Ainda para a navegação na web, o mecanismo de escaneamento HTTPS também foi atualizado.
Não limitando-se a isso, o Avast 2016 também ganhou uma série de melhorias para seu desempenho em geral. Além de ter se tornado mais rápido, leve e estável, o antivirus trouxe suporte às suas extensões para a versão 64bit do Firefox; a ferramenta SafeZone foi o principal foco de novidades na atualização, todavia, com novas extensões de segurança para a proteção de phishing e funções para ajudar no modo de pagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário